domingo, 15 de julho de 2012

Biografia do Índio

Nascido em 16 de maio de 1955, Neusir Ferreira dos Santos, filho de Joaquim Ferreira dos Santos, que trabalhava na roça e desempenhava atividades como a extração de palmito e sua venda, além de caçar e fazer artesanatos, e Joana Ferreira da Silva, que trabalhava em serviços domésticos e também lavava roupa para fora.
Neusir é morador do Parque Ouro Fino e veio para Sorocaba há 40 anos. Com seu jeito simples, Índio assim como é chamado, devido a sua descendência e seu gosto pelo artesanato, veio de Tapiraí para Sorocaba devido a falta de recursos que a cidade apresentava. Morava numa casinha feita de sapê e barro, quando criança não tinha o condições de comprar calçado, então se deu o costume de andar descalço – costume mantido até hoje, por opção.
Já teve várias profissões, como ajudante de cozinha e mais tarde garçom. Já trabalhou também como frentista, borracheiro, aos 12 anos foi cobrador de ônibus. Já foi verdureiro, entregou jornais, enfim, foram várias atividades.
Atualmente trabalha no colégio Anglo, onde atua como inspetor de alunos. Índio é casado com Fátima e pai de três filhos, Junior, Bárbara e Gustavo. As circunstâncias fizeram com que ele cursasse a escola somente até a 4ª série – antigo primário – e só depois de adulto concluísse o Ensino Médio.
Um dia sonhou em ser Jornalista, mas hoje seu maior sonho é ver suas histórias reunidas e publicadas em um livro.  Ele conta que como não é possuidor de bens materiais ou riqueza, o que ele tem para deixar são suas mensagens.
Índio é uma dessas pessoas que possui talento tanto para a escrita quanto para o artesanato, pretende, em breve, lançar um livro – intitulado Contos e Causos do Índio –, uma ficção que sem a pretensão de ser, mistura-se com a realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário